Entenda as principais críticas ao ranking universitário e tire dúvidas

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Qual foi o critério usado para determinar o peso do mercado de trabalho na nota?
O peso foi baseado em rankings internacionais que utilizam critério semelhante. Além disso, considerou-se que a formação de profissionais para o marcado de trabalho é um papel importante das universidades.

Qual foi o critério usado para determinar o peso da inovação na nota?
Considerou-se que a criação de patentes é uma forma importante de aferir a preocupação da universidade em criar produtos potencialmente úteis. Mas não teve muito peso porque avaliou-se que fazer inovação não é papel apenas das universidades.

Por que faculdades e centros universitários não aparecem no ranking geral?
Eles não aparecem na lista das 191 porque não são universidades. Seria uma distorção comparar faculdades e centros universitários, em geral focados em áreas específicas, com universidades, que são mais abrangentes no ensino e na pesquisa.

O tamanho das universidades influenciou o resultado do indicador da pesquisa?
Para evitar distorções entre as instituições, foram considerados indicadores absolutos e indicadores normalizados. O primeiro pode privilegiar as maiores. Mas o segundo, que considera o número de publicações por docentes, tende a beneficiar as menores, pois é mais fácil contar com poucos bons pesquisadores do que com muitos.

Por que o Enade não foi utilizado no ranking?
Apesar de o Enade ser abrangente, considerou-se que haveria dificuldades para incluir um indicador do qual a USP (principal universidade do país) não participa. Também não é possível avaliar se uma nota baixa no Enade é fruto de boicote dos estudantes.

Por que há indicadores com nota zero?
O zero não representa reprovação. Significa apenas que as instituições não foram citadas (pelos RHs ou pelos cientistas) ou não tiveram publicação.

Por que cursos de diversas instituições não aparecem nas listas dos melhores cursos?
Porque eles não foram citados por pelo menos 3 dos 1.212 profissionais de recursos humanos.

Por que diversas instituições empataram nas listas dos melhores cursos?
Porque as notas delas são praticamente iguais, considerada a margem de erro.

Por que não foram avaliados cursos como arquitetura ou de artes?
Por questões de viabilidade de tempo e de recursos, o levantamento focou os 20 cursos que mais formam no país.

Qual a representatividade da amostra dos profissionais de recursos humanos e dos cientistas?
A amostra foi desenhada para representar os dois setores em todo o país.

Por que dados de publicações consideram só dois anos?
É um período suficiente para que os dados sejam confiáveis; por outro lado, considera a produção recente da universidade.

Por que na lista de melhores cursos aparecem instituições que não oferecem essas carreiras?
Provavelmente, os profissionais de recursos humanos citaram cursos correlatos. Exemplo: a Unicamp e FGV não possuem ciências contábeis, mas possuem economia.

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