Qualquer que seja o critério, EUA são os campeões em educação

Mais opções
Publicidade

As melhores universidades do mundo, de acordo com diferentes listagens, estão nos Estados Unidos. Qual é a melhor do país? A resposta depende de quem analisa.

A classificação de universidades mais famosa dos EUA, do jornal "U.S.News" –que elaborou o primeiro ranking universitário do mundo, em 1983,– traz a Princeton no topo da lista de 2015.

Nesse ranking, as universidades são avaliadas de acordo com aspectos como evasão dos alunos, nota média dos alunos ingressantes nas provas nacionais e salário dos docentes.

No ranking THE (Times Higher Education) de 2015, considerado o principal da atualidade, a melhor universidade dos EUA -e do mundo- é a Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).

Nessa avaliação, entram na conta indicadores que olham especialmente para a produção científica das instituições –medido por meio da quantidade de vezes que os estudos dos docentes da instituição são citados em outros trabalhos.

A Harvard é a melhor dos EUA –e do mundo– no ranking global ARWU, conhecido como Ranking de Xangai, espécie de concorrente chinês ao britânico THE.

Para os avaliadores chineses, universidades boas são as que têm docentes com prêmio Nobel ou medalha Fields –o "Nobel da matemática"– e que publicam artigos científicos na "Science" e na "Nature", periódicos de maior impacto da atualidade.

Mas, em todos os rankings, Princeton, Harvard e Caltech estão no "top 10" da lista.

MENORES E MELHORES - Universidades top têm menos alunos que as melhores brasileiras no RUF

Mais opções
Publicidade