Mesmo em crise, USP é o primeiro lugar no ranking universitário

Mais opções
Publicidade

A USP aumentou sua liderança no RUF (Ranking Universitário Folha), a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país, que chega em 2015 à quarta edição.

Primeira colocada no ranking geral, como nos anos anteriores, a instituição aumentou o número de primeiras colocações nas 40 áreas de graduação consideradas. Foi de 20 (em 2014) para 29.

A escola obteve o resultado mesmo após adotar medidas para diminuir o deficit, como suspender contratações e aplicar programa de demissão voluntária. O cenário de corte também afeta as instituições federais.
Ainda na graduação, faculdades privadas ultrapassaram grandes universidades públicas em alguns cursos.

 Consulte o ranking de universidades e de cursos
Consulte o ranking de universidades e de cursos

A FGV-SP obteve o segundo lugar em administração, à frente das federais de Minas e do Rio. O Insper subiu da 36ª para a 8ª posição, na carreira com mais calouros no país. A FGV-SP ficou ainda entre as cinco melhores escolas de economia.

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)alcançou o segundo lugar em propaganda; a São Leopoldo Mandic, o 4º em odontologia.

Esses e outros dados visam ajudar o estudante a escolher sua faculdade, e facilitam o acompanhamento, pela sociedade, do ensino superior brasileiro.

As 192 universidades do país são avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização.

Em outra frente, estão classificadas 2.391 instituições, considerando as 40 carreiras com mais calouros. Nesse grupo, a moda entrou no lugar dos cursos de filosofia.

Pela primeira vez, os resultados podem ser comparados aos do ano anterior, devido à manutenção da metodologia, que inclui dados oficiais e pesquisas de opinião Datafolha. A inclusão de dados sobre formados e extensão universitária está em estudo e pode ser incluída no forte.

Mais opções
Publicidade