Moda derruba filosofia entre as graduações mais procuradas

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Entre a primeira citação em aula de desenho industrial na hoje Uerj (estadual do Rio), em 1962, até a marca atual de quase 150 cursos cadastrados pelo MEC (Ministério da Educação), a moda conseguiu romper preconceitos e a carência de profissionais.

Essa trajetória fez com que a área fosse, pela primeira vez, analisada no RUF.

O ranking analisa 40 áreas com mais ingressantes em cada ano. Em 2013, referência para esta edição, moda passou filosofia nesse quesito.

A demanda por profissionais de moda é o principal fator, segundo os professores ouvidos pela reportagem, para a procura por graduações e cursos tecnológicos da área. A indústria do vestuário no Brasil já representa cerca de 10% do PIB industrial.

Coordenador do bacharelado em filosofia da USP, Homero Santiago entende que a entrada de moda e a saída de filosofia do grupo de mais procuradas ocorre mais pela consolidação da primeira.

Segundo ele, o ápice da procura por filosofia ocorreu há alguns anos, quando a matéria passou a ser obrigatória no ensino médio. "Já moda, como carreira relativamente nova, está se firmando."

AS MELHORES
A lista das escolas mais bem colocadas em moda inclui nomes tradicionais do ensino da costura, como a paulistana Faculdade Santa Marcelina (4ª), e surpresas, como Uniasselvi (15ª), em Brusque (SC), e a Universidade Federal do Ceará (2ª).

Elas estão situadas em importantes polos têxteis e, em geral, inauguraram cursos a pedido do empresariado.

É o caso do curso da Universidade Estadual de Londrina (PR), implantado em 1997 e terceiro colocado no RUF. "Reconhecemos as demandas locais para adaptar o currículo", diz a professora Patrícia de Mello Souza.

Ela integrou a comissão do MEC que avaliava cursos com foco no vestuário. Em 2006, a pasta definiu que a espinha dorsal dessas graduações fosse o design.

POLÊMICA
A decisão causa controvérsia. Ao incluir moda no escopo do design –e não separados– grades curriculares e cargas horárias de cada disciplina ficaram muito heterogêneas entre as escolas.

"Moda é design, é um produto e deve ser tratado como tal na academia", defende Souza, ex-membro da comissão do MEC.

Para Eloize Navalon, coordenadora do curso de design de moda da Universidade Anhembi Morumbi (primeiro no RUF), a inexistência de denominação clara impossibilita a "criação de diretrizes claras para a grade do curso".

"Há cursos que combinam marketing com design. Isso causa confusão nos alunos e desvia o bacharelado da função de aprofundar o conhecimento em cada área", diz.

Hoje, mestrandos e doutorandos têm de guiar suas linhas de pesquisa em moda dentro de outras áreas, como design e comunicação.

Para a diretora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, Katia Castilho, o interesse pela produção científica de moda no país tem crescido, mas ainda enfrenta resistências.

"Há muita procura por cursos técnicos de vestuário. Os alunos deixam de pensar moda, porque para muitos é mais bacana fazer desfile do que pesquisa", diz.

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