Curso para estilista no Ceará vai de 'puxadinho' a vice-campeão

Mais opções
Publicidade

Sentados no laboratório de desenho da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, os alunos do bacharelado em design de moda da instituição, com idades entre 18 e 24 anos, falavam à Folha sobe as agruras de estudar no segundo melhor curso de moda do país, segundo o RUF.

"Muitos alunos de outros departamentos acham que é um curso de patricinha. Ainda há preconceito", diz a estudante Jennifer Mello, 19. "Temos sempre de mostrar às pessoas que não vivemos numa bolha", afirma Deyvison Freitas, 20.

Apesar dos desabafos, já houve tempos piores. A graduação começou em 1993 com uma estrutura de puxadinho no departamento de economia doméstica.

Agora, com 305 alunos matriculados, abocanhou boa parte dos R$ 15 milhões destinados a nova reforma do Instituto de Cultura e Arte da UFC, onde está instalado.

"Hoje somos protagonistas do ensino de moda no Ceará, mas no começo nenhum departamento queria abrir as portas para o curso. Foi um processo de identificar as demandas de alunos e adaptá-las à estrutura disponível", diz o vice-reitor da universidade, Custódio de Almeida. "Agora o curso tem um dos corpos docentes mais estabilizados", afirma.

Quase todos os professores são ex-alunos do curso, o primeiro de moda do Estado, que fizeram mestrado e doutorado fora do país.

O curso de design de moda da universidade, enviou neste ano 16 bolsistas para o exterior através do programa Ciência Sem Fronteiras.

Apoiados por uma indústria confeccionista pujante, os alunos, como na maioria dos cursos de moda no país, sonham em ser estilistas.

"Percebemos que é importante olhar para fora. O mercado é enorme aqui, ainda que existam muitas confecções de fundo de quintal, e no curso você vai descobrindo que o campo de atuação não se resume à criação de roupas", diz a bolsista Kaline Pereira, 23. Modelista e designer de estampas estão entre as carreiras possíveis para quem estuda moda.

Mais opções
Publicidade