Instituições estão investindo em professores com doutorado

Mais opções
Publicidade

Universidades de todo o país têm contratado mais professores com doutorado: desde a primeira edição do RUF, em 2012, até esta, a participação de doutores no total aumentou de 43% para 48%.

O percentual de professores com doutorado e mestrado no quadro docente da instituição é um dos indicadores contabilizados no ranking.

Nesta edição de 2015, universidades que melhoraram significativamente a formação de seus professores também avançaram na classificação geral do ranking.

A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), em Santarém, foi uma das que mais subiu no quesito sobre formação de professores, saltando 54 posições. No ranking geral, a escola subiu da 167ª para a 134ª posição.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, diz que tem sido fundamental a parceria com outras instituições, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, para a formação de seus professores.

No critério do perfil de professores, a Universidade Regional do Cariri, no Ceará, foi a segunda que mais avançou. O reitor, José Patrício Pereira Melo, afirma que os concursos públicos realizados buscam filtrar pelos títulos os futuros docentes.

FISCALIZAÇÃO
Lácio César, que comanda a Universidade Santa Úrsula, no Rio, lembra que uma causa da melhoria na qualificação de professores é o aumento da fiscalização, pelo Ministério da Educação, da lei que obriga a universidade a ter um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.

O maior rigor começou em 2006. "Professores que não tinham o título passaram a exercer outras funções na universidade", diz César. Ao mesmo tempo, novos docentes já chegam bem formados.

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de Presidente Prudente, informa que oferece subsídios para cursos e horário de trabalho flexível aos professores que decidem investir na sua formação.

Já na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o plano de carreira docente é atrelado à titulação do profissional, e não apenas ao seu tempo de trabalho.

Mais opções
Publicidade